Desporto

Morreu Manuel Fernandes, antigo jogador do Sporting

Foi uma das principais figuras da história do Sporting e morreu esta quinta-feira, aos 73 anos. Estava internado depois de ter sido operado, em maio, a um tumor.

Loading...

Morreu esta quinta-feira Manuel Fernandes, antigo jogador do Sporting e da Seleção Nacional. Estava internado há várias semanas a lutar contra uma doença grave. A notícia foi confirmada pelo filho, Tiago Fernandes.

“Perdi o meu melhor amigo”, escreveu.

Manuel Fernandes esteve 12 épocas no Sporting, entre 1975 e 1987, tendo marcado 257 golos em 433 jogos e conquistado, com a camisola 'verde e branca', dois campeonatos, duas Taças de Portugal e uma Supertaça de Portugal.

A porta 7 do Estádio José Alvalade foi designada com o nome de Manuel Fernandes, antigo capitão do Sporting, em dezembro de 2020, no mesmo dia em que se completaram 34 anos sobre o triunfo por 7-1 sobre o Benfica. Em 1986, Manuel Fernandes marcou o sétimo golo que dava o 7-1 aos leões no dérbi com maior diferença de golos de sempre.

A homenagem (em tom de despedida) dos leões

Num vídeo de agradecimento ao “eterno capitão”, os leões recordam os momentos mais marcantes da carreira de Manuel Fernandes.

A lenda que marcou uma geração

Numa mensagem publicada esta noite, Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, lembrou o jogador “extraordinário, um homem simples e bom, um grande capitão e uma enorme referência”, enviando condolências à família.

“Foi com profunda tristeza que tive conhecimento da morte do Manuel Fernandes. (…) Enquanto jogador, foi um exímio finalizador, cumprindo uma carreira brilhante. Foi uma inspiração para jogadores de várias gerações e será visto para sempre como uma das figuras maiores do nosso futebol.”

Nas redes sociais, a Seleção lamentou a morte do futebolista que “marcou uma geração”.

Também numa publicação nas redes sociais, a Liga Portugal enaltece o “legado que será eterno”.

Também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, dedicou uma mensagem a Manuel Fernandes.

"O Presidente da República recorda Manuel Fernandes, antigo internacional português e 'eterno capitão' do Sporting Clube de Portugal, cujos golos e desempenho dentro das quatro linhas marcaram uma geração e prestigiaram o futebol nacional", pode ler-se numa nota publicada na página da internet da Presidência da República.

Na mesma nota, Marcelo Rebelo de Sousa apresenta as "mais sentidas condolências à sua Família, amigos e às entidades desportivas que, ao longo da sua vida, serviu com grande dedicação".

A última vitória

Em maio, durante o seu internamento e depois de o Sporting se sagrar campeão nacional, o presidente do clube Frederico Varandas e o jogador Viktor Gyökeres visitaram Manuel Fernandes no hospital. E levaram-lhe uma surpresa: a taça.

E porque “grandes adversários enriquecem a nossa história”, também o FC Porto partilhou uma mensagem nas redes sociais, enviando condolências à família e amigos. No seu site, o Benfica também endereçou os “sentidos pêsames”.

Notícia atualizada às 09h27 de dia 28