Das mãos do presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Diogo Jota recebeu um troféu que simboliza mais do que uma vitória. O internacional português foi distinguido pelo trabalho ao serviço do futebol virtual, através da equipa que criou, a Luna Galaxy.
“Sinto-me orgulhoso por ter acreditado num projeto assim já há 3 ou 4 anos. Acho que é um esforço de todos aqui no país para tentar demonstrar às pessoas que os eSports são, de facto, uma profissão como outra qualquer”.
O resultados estão a aparecer, como a vitória da Taça Masters 2024, que sagrou a equipa como campeã nacional, e a conquista de JAfonso do título de campeão do mundo, recentemente, na Arábia Saudita.
"Já passaram alguns dias, já começo a acreditar que realmente fui campeão do mundo. (…) Quero ser campeão do mundo outra vez, quero ser o primeiro jogador do mundo a fazê-lo por duas vezes", afirma João Afonso.
Desde 2017 que a FPF aposta no futebol virtual. Em 2028, está prevista a introdução da modalidade nos Jogos Olímpicos, que vão decorrer em Los Angeles.