Desporto

Entrevista SIC Notícias

Basquetebol feminino: "É um feito inédito, histórico"

Nuno Manaia, diretor técnico da Federação de Basquetebol reconhece que o basquetebol feminino vive a sua melhor fase.

Loading...

A seleção feminina de basquetebol qualificou-se este domingo pela primeira vez para o Campeonato da Europa feminino de basquetebol, após vencer a Sérvia, por 57-40, em Coimbra, ao assegurar um dos quatro melhores segundos lugares da fase de qualificação. Nuno Manaia, diretor técnico da Federação de Basquetebol, sublinha a emoção de um feito inédito.

“É um feito inédito, nós nunca tínhamos alcançado esta classificação. Portanto, como devem calcular, é realmente um momento histórico para o basquetebol português e neste caso para o setor feminino do basquetebol.”

Para o diretor técnico da Federação de Basquetebol, "foram momentos de muita felicidade ontem em Coimbra, antecedidos de momentos de ansiedade, significa um trabalho enorme que tem sido realizado pelo basquetebol português, nomeadamente no setor feminino".

A 40.ª edição do Eurobasket feminino vai ser disputada entre 18 e 29 de junho, por 16 seleções, entre as quais as anfitriãs República Checa, Alemanha, Itália e Grécia, "o plano está delineado, agora falta sistematizar e de certeza que vamos ter uma boa preparação para fazermos uma boa figura e representarmos bem o nosso país e o nosso basquetebol no Campeonato da Europa".

“Nós queremos fazer uma boa figura e acho que fazer uma boa figura é tentar passar a fase de grupos, acho que seria um feito ainda maior, portanto não ir só para participar, nós não queremos só participar, queremos realmente ganhar jogos e conseguir passar para a fase seguinte.”

Basquetebol feminino na sua melhor fase

Há um crescimento e uma valorização do basquetebol feminino em Portugal, considera Nuno Manaia.

“O basquetebol feminino tem crescido muito. Quer ao nível da qualidade, nos escalões jovens, nos últimos 12, 13 anos, temos estado muitas vezes entre as 16 melhores equipas.”