Desporto

Número de incidentes em recintos desportivos aumentou na última temporada

A maioria dos incidentes foram causados pelo uso de pirotecnia. A PSP alerta para os perigos do uso destes materiais. 

Loading...

É no futebol, e sobretudo na Primeira Liga, onde há mais incidentes. Os resultados do relatório que analisa a violência associada ao desporto revelam que na temporada passada houve 8879 incidentes, mais 2780 comparando com a época de 2022/2023.

A subida é motivada sobretudo pelo uso da pirotecnia. A PSP diz que a tendência para o uso destes materiais é cada vez maior tanto em Portugal, como no resto da Europa. 

“A utilização dos artefactos pirotécnicos é cada vez mais no seio dos grupos organizados de adeptos, portanto, isto faz cada vez mais parte do que são os rituais dos grupos organizados de adeptos. Portanto, contribuem mais para a reputação deles a deflagração de artefactos pirotécnicos no interior do recinto mais do que o sucesso do próprio clube”, diz o Comissário Antony Alves do Ponto Nacional de Informações sobre desporto 

O acesso cada vez mais fácil e a falta de conhecimento relativamente aos perigos são fatores que contribuem para o aumento destes incidentes. 

A PSP vai, assim, investir em mais ações de sensibilização e também de fiscalização para tentar travar a subida de incidentes provocados pelos artigos pirotécnicos.