Desporto

Benfica vence Sporting e conquista Elite Cup de hóquei

As “águias” ganharam aos “leões” por 3-0. É a terceira vez consecutiva que o Benfica arrecada a taça.

Benfica vence Sporting e conquista Elite Cup de hóquei
David Cabral Santos

O Benfica conquistou, este domingo, pela terceira vez consecutiva, a Elite Cup de hóquei em patins ao vencer o Sporting na final, por 3-0, num jogo onde a superioridade 'encarnada' nunca foi posta em causa. 

Vencedor das duas últimas edições deste torneio de pré-temporada, o Benfica entrou melhor no jogo e dispôs logo de duas ocasiões por parte de Roberto Di Benedetto, ambas travadas pelo Xano Edo, guarda-redes do Sporting, equipa que foi rodou muito cedo os jogadores, como forma de corrigir os erros que estavam a ser cometidos. 

Contudo, João Rodrigues, a passe de Roberto Di Benedetto, viria a inaugurar o marcador, aos oito minutos, para, aos 12, Zé Miranda, na recarga de uma grande penalidade, após defesa de Xano Edo, ampliar a contagem. 

A exclusão de Facundo Navarro, a três minutos do intervalo, poderia ter complicado a vida aos 'leões', contudo, apesar de ter mais um elemento, durante 120 segundos, o Benfica não conseguiu triar partido disso. 

O mesmo aconteceu ao Sporting, que não beneficiou do cartão azul a Roberto Di Benedetto em cima do intervalo, e que durante esse período ainda viu Roj Pujadas falhar uma grande penalidade (defesa de Conti Acevedo). 

Por isso quando Nil Roca, aos 32 minutos, fez o 3-0, ficou praticamente garantido que a Elite Cup iria permanecer nas mãos do Benfica, ainda que Rafael Bessa tenha reduzido, aos 37 minutos. 

A meio do segundo tempo Roberto Di Benedetto assustou fortemente o Benfica, depois de ter sido derrubado por Gonzalo Romero, que viu cartão azul. O jogador francês, que aparentemente perdeu os sentidos, teve de ser assistido em campo pelas duas equipas médicas. A maca chegou a entrar no rinque, mas o camisola 6 do Benfica acabou por sair pelo próprio pé. 

Neste lance, a bola entrou na baliza de Conti Azevedo, mas, após revisão pelo videoárbitro, o trio de arbitragem não validou o golo. 

No último minuto o jogo voltou a aquecer. Rafael Bassa bisou, aos 49 minutos, e quando o Sporting se lançava para cima do Benfica Zé Miranda conseguiu roubar a bola e, sem oposição, nem guarda-redes na baliza 'leonina', selou o resultado final (4-2).