Desporto

Votação histórica: sócios do Benfica batem recorde mundial que era do Barcelona

Mais de 85 mil sócios votaram este sábado nas eleições mais concorridas de sempre da história do Benfica. Rui Costa, Luís Filipe Vieira, João Noronha Lopes, João Diogo Manteigas, Martim Mayer e Cristóvão Carvalho estão na corrida à presidência.

Votação histórica: sócios do Benfica batem recorde mundial que era do Barcelona
MIGUEL A.LOPES

As urnas abriram às 8:30 e 24 horas depois os votos continuavam a ser contados, resultado de uma votação massiva dos benfiquistas.

O recorde mundial numa votação presencial em eleições de um clube foi anunciado ainda durante a tarde pelo presidente da Mesa da Assembleia Geral, José Pereira da Costa.

Por essa altura, os números estavam perto dos 60 mil, mas depressa passaram os 85 mil. No final, o ato eleitoral contou com 85.422 votantes.

"O Benfica está de parabéns, os sócios do Benfica estão de parabéns. É um sinal de vivacidade democrática do maior clube português e do mundo", disse José Pereira da Costa.

A votação de 2021, com 40.085 votantes, era até agora a mais concorrida dos 121 anos do Benfica. Nesse ano, Rui Costa foi eleito com 84,48% dos votos, contra 12,24% de Francisco Benítez.

O Benfica bateu o recorde mundial de votação presencial que pertencia ao Barcelona desde 2010.

Dos mais de 400 mil sócios do clube, estavam habilitados a votar 160.182. Mais de metade exerceu o direito de votos numas eleições históricas.