No dia em que Portugal goleou a Arménia por 9-1, no Estádio do Dragão, no Porto, em jogo de qualificação para o Mundial 2026, os jogadores da Seleção Nacional foram homenageados pelo Presidente da República pela conquista da Liga das Nações da UEFA 2025. A cerimónia decorreu no mesmo dia do encontro, distinguindo o grupo pelo feito alcançado na competição europeia.
Acompanhado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, o Presidente da República felicitou os jogadores, o selecionador Roberto Martínez e o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Pedro Proença, pela conquista alcançada em junho deste ano - a segunda desde o início da competição.

Marcelo Rebelo de Sousa deixou ainda uma previsão sobre o desfecho do Mundial de 2026, que se realizará no próximo ano, nos Estados Unidos.
"Na América, vai dar Portugal. Quer dizer, vai ganhar Portugal. Deixo uma nota pessoal: para mim, termina um ciclo que começou muito bem e acabou muito bem. Mas, como cidadãos que somos, para milhões de portugueses esse ciclo nunca termina, porque estaremos sempre com a Seleção. E, na América, vai dar Portugal", afirmou.
"Foi um apuramento muito sofrido… somos bons nisso"
Aos jornalistas, Marcelo Rebelo de Sousa recordou o percurso da Seleção Nacional nas últimas competições internacionais - desde a vitória no Europeu de 2016, frente à França, em território francês, às duas conquistas da Liga das Nações e, agora, ao apuramento para o Mundial de 2026.

A Seleção Nacional terminou a fase de grupos no primeiro lugar, com 13 pontos, três acima da Irlanda, que assegurou o segundo lugar ao vencer por 3-2 na Hungria, garantindo assim o acesso aos play-offs.
A Hungria ficou relegada para a terceira posição, com oito pontos. Com este resultado, Portugal tornou-se no 28.º país a garantir a qualificação para o Mundial de 2026.
