A seleção portuguesa assegurou este domingo o apuramento para o Mundial 2026 de futebol, ao golear a Arménia por 9-1, no Estádio do Dragão, no Porto, na sexta e última jornada do Grupo F.
Portugal assegurou o apuramento para o Mundial num jogo cheio de golos e emoção, sem Cristiano Ronaldo, que está castigado, em campo. Será a 9.ª presença num Campeonato do Mundo, sétima consecutiva.
Renato Veiga abriu o marcador nos primeiros minutos de jogo (7'). Gonçalo Ramos fez o segundo aos 28.
O jogo contou com hat-trcik de João Neves, o primeiro pela seleção portuguesa, com golos aos 30 minutos, 41 e 81. Bruno Fernandes também fez hat-trcik (dois penáltis aos 45+3' e 72' e um golo aos 51').
Francisco Conceição fez o 9º de Portugal, já em tempo de compensação.
A Arménia marcou apenas um golo (Eduard Spertsyan) aos 18 minutos. Terminou em último lugar do grupo, com três pontos.
Na conferência de imprensa depois do jogo, o selecionador nacional, Roberto Martínez, considerou que o apuramento não foi conseguido antes devido a uma questão psicológica.

A seleção nacional fecha o grupo com 13 pontos, na liderança, mais três do que a Irlanda (10), que venceu por 3-2 na Hungria e assegurou o segundo lugar, que dá acesso aos play-offs, relegando os húngaros para a terceira posição, com oito.
Com este resultado, Portugal é o 28.º país a qualificar-se para o Mundial 2026. A competição realiza-se entre 11 de junho e 19 de julho de 2026 e será disputado pela primeira vez por 48 seleções.
É a segunda vez na história que Portugal faz 9 golos numa só partida. A primeira aconteceu frente ao Luxemburg (9-0), em 2023, a caminho do Euro 2024.
Com Lusa.

