Futebol Nacional

Benfica candidata-se ao Guinness após "recorde mundial de afluência" em eleições de clubes

Depois das eleições de 25 de outubro, que vão a uma segunda volta no próximo dia 8 de novembro, o Benfica pretende entrar para o Guinness World Records.

Benfica candidata-se ao Guinness após "recorde mundial de afluência" em eleições de clubes
DIOGO FARIA REIS // LUSA

O Benfica estabeleceu um feito histórico nas eleições dos seus órgãos sociais para o quadriénio 2025-2029, realizadas a 25 de outubro.

O clube da Luz registou a participação de 86 297 sócios, alcançando um recorde mundial de afluência em eleições de clubes desportivos, marca que agora pretende ver oficialmente reconhecida pelo Guinness World Records.

De acordo com o Benfica, já foram iniciados os procedimentos formais de candidatura junto da organização responsável pela certificação de recordes mundiais, com todo o processo a ser documentado de acordo com as normas exigidas.

Num dia descrito como intenso e "à Benfica", o ato eleitoral decorreu com elevado nível de organização, contando com 108 secções de voto distribuídas por Portugal continental, ilhas, Europa, América e África.

O Benfica já comunicou igualmente ao Guinness a sua ambição de ultrapassar os 100 mil votantes na segunda volta das eleições, marcada para 8 de novembro, procurando assim bater novamente o recorde mundial de participação num processo eleitoral de um clube desportivo.

Eleições que ficam para a história

As eleições do último sábado no Benfica entraram para a história: foram o ato eleitoral mais concorrido de sempre num clube de futebol.

No total, 85.422 sócios exerceram o direito de voto, tendo os "encarnados" destronado um recorde que pertencia ao Barcelona desde 2010. 

Rui Costa é o grande vencedor, apesar de não ter conseguido maioria absoluta. Conquistou 42% dos votos com larga vantagem sobre o segundo candidato mais votado, João Noronha Lopes. Os dois vão agora a uma segunda volta, marcada para 8 de novembro.