São os mais novos que juntam cor ao vermelho e verde da Seleção, muitos são jogadores de andebol que querem ver de perto quem deu a Portugal o quinta lugar no Europeu. A espera foi longa mas o entusiasmo não arredou.
A Seleção Nacional conseguiu o melhor resultado num Europeu, depois de no ano passado, Portugal ter alcançado o feito histórico de um quarto lugar no Mundial.
Em Herning, na Dinamarca, a seleção lusa, que já tinha assegurado a presença no Mundial2027, chegou ao intervalo empatada com os suecos, 16-16, mas conseguiu superiorizar-se na segunda parte à Suécia, que já conquistou o titulo europeu por cinco vezes, com um golo de Martim Costa no último segundo de jogo.
Na nona presença em fases finais, quarta consecutiva, a equipa das 'quinas' alcançou o seu melhor resultado de sempre, superando o sexto lugar que tinha conseguido em 2020.
Portugal terminou a fase preliminar no primeiro lugar do Grupo B, com duas vitórias, frente a Dinamarca e Roménia, e um empate com a Macedónia do Norte, seguindo em frente na prova.
Na Ronda Principal, a formação lusa foi terceira na sua 'poule', com derrotas frente a Alemanha e França, um empate com a Noruega e um triunfo frente a Espanha, o que lhe permitiu o acesso ao jogo de disputa do quinto lugar.