Economia

Obama garante pagamento a militares durante fecho parcial do Governo federal

Depois de falhadas as negociações em torno do Orçamento, o Presidente dos Estados Unidos dirigiu-se, precisamente, aos militares. Barack Obama garante que a suspensão de vencimentos dos mais de 800 mil funcionários federais não se aplica aos soldados e que as missões no terreno são para continuar. Sem responsabilizar nem criticar os republicanos pelo encerramento do Governo federal, Obama disse apenas que o Congresso não cumpriu com a responsabilidade.

Loading...

O Presidente norte-americano assinou hoje a lei que permite que todos os militares mantenham os seus vencimentos durante a paragem do Governo federal. 

A aprovação de Barack Obama aconteceu ao mesmo tempo em que a Câmara  dos Representantes iniciava uma nova estratégia de negociação com o Senado.

A cerca de uma hora da paragem do governo federal, que fica sem acesso  a vários fundos de despesa, Obama assinou a lei que tinha sido aprovada  por unanimidade na Câmara dos Representantes e da mesma forma no Senado.

A medida assegura que os militares no ativo, guarda costeira e os civis  contratados para apoio na Defesa e Segurança Nacional continuem a receber  os seus vencimentos. 

No entanto, estima-se que cerca de 50 % dos 800.000 empregados civis  do Pentágono sejam enviados para casa, muitos deles sem vencimento enquanto  persistir a crise. 

Com Lusa