Economia

Mercado do trabalho e custos da energia serão discutidos na 12ª avaliação

O Governo remeteu hoje para a 12. avaliação  da 'troika' ao resgate português a discussão sobre a redução dos custos  da energia e eventuais alterações ao mercado laboral.  

TIAGO PETINGA

"Em substância, o Governo apresentará na próxima avaliação, 12. e última,  medidas que apontem para a redução do custo da energia, que possam refletir-se  no consumidor", afirmou o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, em conferência  de imprensa. 

No que se refere ao mercado de trabalho, Paulo Portas garantiu que,  nesta 11. avaliação da 'troika, que hoje terminou, "o Governo manteve a  sua conhecida posição de que o ajustamento salarial já foi realizado". 

"O nosso modelo de crescimento assenta em ganho de competitividade e  o Governo estudará com os parceiros socais matérias para a dinamização da  contratação coletiva - que vive um certo impasse - e critérios de representatividade",  disse o governante.  

Os resultados da 11ª avaliação ao Programa de Assistência Económica  e Financeira (PAEF) estão hoje a ser apresentados pelo vice-primeiro-ministro,  Paulo Portas, pela ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, pelo secretário  de Estado adjunto do primeiro-ministro, Carlos Moedas, e pelo secretário  de Estado adjunto do vice-primeiro-ministro, Miguel Morais Leitão, na Presidência  do Conselho de Ministros, em Lisboa. 

A 11ª avaliação regular ao PAEF a Portugal começou na quinta-feira  da semana passada, tendo terminado hoje. Este é o penúltimo exame regular ao programa de resgate português. 

     

Lusa