Economia

FMI saúda reformas "ambiciosas" de Macron

O Fundo Monetário Internacional (FMI) saudou hoje as reformas "ambiciosas" e "corajosas" anunciadas pelo presidente Emmanuel Macron e pelo Governo francês e considerou que podem contribuir para resolver os desafios económicos que a França enfrenta há bastante tempo.

FMI saúda reformas "ambiciosas" de Macron
Stephane Mahe

"O ambicioso programa de reformas do Governo francês pode dar um forte contributo para resolver os desafios económicos que a França enfrenta há bastante tempo", como os "desequilíbrios orçamentais persistentes", o "desemprego elevado" e a "fraca competitividade externa", afirmou o FMI no fim da missão de avaliação anual da economia francesa.

A instituição financeira também manifestou a sua aprovação em relação à vontade do Governo francês de reduzir o défice público para cumprir os seus compromissos, colocando-o abaixo de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) a partir do final deste ano.

"A importância de redução da despesa pública é apropriada para permitir um reequilíbrio orçamental gradual e um alívio da pressão fiscal", disse o FMI.

"Para que esta estratégia seja credível, são necessárias profundas reformas em todos os níveis da administração pública", insistiu o FMI.

A instituição liderada pela francesa Christine Lagarde apoiou igualmente a anunciada reforma do mercado laboral, considerando-a "vasta e ambiciosa".

O FMI subiu para 1,5% a sua previsão de crescimento da economia francesa para este ano (mais uma décima) e afirmou que o crescimento pode acelerar no próximo ano.


Lusa