Economia

Empréstimos concedidos a particulares para habitação caem em fevereiro

Os empréstimos concedidos pelos bancos a particulares para habitação caíram 1,6% em fevereiro e os concedidos a sociedades não financeiras diminuíram 2,5%, segundo dados do Banco de Portugal (BdP) divulgados esta terça-feira.

Os empréstimos às famílias com destino habitação fixaram-se em fevereiro nos 98,378 mil milhões de euros, enquanto os empréstimos às empresas totalizaram os 76,268 mil milhões de euros.

Em janeiro, as taxas de variação anual (tva) daqueles empréstimos já tinham sido negativas (-1,6% e -1,9%, respetivamente).

As empresas privadas exportadoras apresentaram uma tva de -0,4%, menos 1,6 pontos percentuais face ao mês anterior. O

rácio de crédito vencido das sociedades não financeiras foi de 13,3%, representando uma redução mensal de 0,2 pontos percentuais e a percentagem de devedores com crédito vencido foi de 25,1%, mais 0,2 pontos percentuais face a janeiro.

No que diz respeito aos empréstimos concedidos às famílias, as tva do crédito à habitação e do crédito ao consumo e outros fins mantiveram-se inalteradas face ao mês anterior, em -1,6% e 6,3% respetivamente.

O rácio de crédito vencido e a percentagem de devedores do setor das famílias com crédito vencido aumentaram 0,1 pontos percentuais relativamente a janeiro de 2018, fixando-se em 4,3% e 11,9% respetivamente.

Lusa