A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica instaurou 81 processos de contraordenação, durante a operação de fiscalização durante a Black Friday e a Cyber Monday.
De acordo com um comunicado, divulgado esta quinta-feira, a ASAE verificou a conformidade das práticas de venda com redução de preços, "designadamente na oferta de produtos em saldos, liquidações, promoções e reduções de preços".
A operação, dirigida tanto a lojas físicas como online, resultou em 81 processos de contraordenação após 1.453 operadores económicos fiscalizados.
As principais infrações detetadas foram:
- Desrespeito das regras de anúncio de venda com redução de preços;
- Incumprimento das regras legais sobre promoções;
- Falta do livro de reclamações;
- Falta de visibilidade do exterior dos preços nas montras ou vitrinas.
A ASAE termina o comunicado a garantir que continuará a "desenvolver ações de fiscalização em prol da sã e leal concorrência entre operadores económicos e da defesa da segurança dos consumidores".
Descontos inflacionados ou bons negócios: SIC comparou os preços da Black Friday
Antes da Black Friday, a SIC foi a várias das maiores lojas em Lisboa filmar preços de diferentes artigos. Uma equipa voltou lá depois durante a época de promoções para perceber se a Black Friday realmente compensa ou não.
Em raros casos, o preço subiu, na maioria não mexeu, noutros o desconto foi inflacionado, mas também havia bons negócios.

