Os valores das bolsas mundiais estão em queda esta terça-feira após o anúncio da visita de Nancy Pelosi a Taiwan, o que veio agravar as relações entre as duas grandes potência, os EUA e a China, indica a agência France-Press.
Os mercados europeus terminaram com valores mais baixos, com Paris a perder 0,42%, Frankfurt 0,23% e Milão 0,35%. Apenas Londres se manteve em equilíbrio, com -0,06%. Apenas Madrid surge a contrariar esta tendência ao subir 0,15%.
Nos EUA, Wall Street abriu a vermelho, o Dow Jones perdeu 0,46%, mas o Nasdaq ganhou 0,27%. Já o S&P500 estava a negociar a um ritmo constante, com um aumento de 0,02%.
O movimento mais significativo ocorreu nas bolsas asiáticas, pois de manhã registou-se uma queda abrupta face à possível visita da líder do Congresso dos EUA.
"Qualquer perturbação no comércio de Taiwan em resultado destas tensões pode exacerbar as dificuldades já sentidas nas cadeias de fornecimento globais", particularmente no que toca à exportação de Taiwan, alerta um analista da CMC Mercados.
PSI CAI 0,29%
A bolsa de Lisboa encerrou esta terça-feira com o índice PSI a perder 0,29% para 6.079,37 pontos, acompanhando as descidas das principais bolsas europeias, num contexto de tensão entre China e Estados Unidos.
Das 15 cotadas que integram o PSI, seis subiram e nove desceram. A Sonae SGPS liderou as descidas ao recuar 1,65% para 1,07 euros e, nas subidas, a Greenvolt destacou-se ao somar 1,81% para nove euros.