Economia

Confederações de Comércio e Empresarial pedem medidas justas para poupança de energia

Loading...

Grande parte do consumo de energia é feito pela indústria e empresas.

Portugal vai ser obrigado a reduzir o consumo de energia em 7 por cento. A Confederação de Comércio sugere que as lojas possam reduzir o horário de funcionamento para ajudar a baixar os consumos. Apela a uma medida equilibrada e uniforme em todos os setores para não prejudicar os negócios.

Grande parte do consumo de energia é feita pela indústria e empresas. A Confederação do Comércio e Serviços diz que esses setores estão interessados em baixar os consumos tendo em conta os preços atuais e dá a ideia de reduzir os horários de funcionamento de forma temporária.

A sugestão vem seguida de um alerta: se for para avançar, tem de ser igual para todos os setores. Quaisquer que sejam as medidas, pede ao Governo que não avance logo com multas por incumprimento e que dê tempo às pessoas e às empresas para se adaptarem.

Já a Confederação Empresarial pede medidas ajustadas à realidade da indústria em Portugal.

Há comércios e particulares que já foram obrigados a ajustar os consumos há algum tempo mas por causa do aumento dos preços.

Portugal ainda não tem um plano para cumprir a meta com que se comprometeu em Bruxelas. Terá de o fazer até setembro para conseguir poupar 7 por cento da energia para ajudar a Europa a aumentar as reservas para o inverno. A Rússia ameaça reduzir ainda mais o fornecimento de gás.

Últimas Notícias
Mais Vistos