Economia

Greve na Portway não está a afetar o Aeroporto da Madeira

Greve na Portway não está a afetar o Aeroporto da Madeira
Bildagentur-online
As oito chegadas e cinco partidas previstas foram efetuadas.

A greve dos trabalhadores da empresa de assistência em terra Portway não está a afetar a operação no Aeroporto Internacional da Madeira, mas o sindicato do setor refere que tal decorre da requisição de serviços mínimos e subcontratação de funcionários.

"É muito cedo, ainda não tenho dados sobre a adesão à greve", disse à agência Lusa Sérvio Araújo, dirigente regional do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (SINTAC), que convocou a paralisação nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Funchal, com início às 00:00 de hoje e fim às 24:00 de domingo.

O sindicalista referiu que os serviços mínimos estão garantidos e disse ter indicações de que a empresa está a recorrer a trabalhadores subcontratados, remetendo para "mais tarde" a apresentação de números concretos sobre a adesão à greve.

Dos cerca de 120 trabalhadores do quadro da Portway na Madeira, metade são associados do SINTAC, conforme indicou Sérgio Araújo, adiantando que a empresa dispõe também de cerca de 130 funcionários subcontratados.

De acordo com a informação disponível no 'site' da ANA - Aeroportos de Portugal, todos os voos programados para o Aeroporto Internacional da Madeira até às 10:00 - oito chegadas e cinco partidas - foram efetuados.

O pré-aviso de greve prevê a paralisação geral dos trabalhadores da empresa de assistência em terra, nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Madeira, com início às 00:00 desta sexta-feira e fim às 24:00 de domingo.

A ANA gestora dos aeroportos nacionais, detida pela Vinci, e a empresa de assistência em terra, do mesmo grupo, publicaram uma lista de "companhias aéreas cujos voos poderão ser afetados pela greve convocada por um sindicato" na empresa de assistência em terra.

Dessa lista fazem parte a Aegean, Air Canada, Air Transat, American Airlines, Blue Air, Brussels, Cabo Verde Airlines, Easyjet, Euroatlantic, European Air Transport, Eurowings, Finnair, Flyone, Latam, Luxair, Swiftair, Transavia, Transavia France, Tunisair, Turkish Airlines, Volotea e Wizzair - companhias que recorrem aos serviços da Portway, sendo que existe outra empresa de 'handling' em Portugal, a Groundforce.

Últimas Notícias
Mais Vistos