Economia

As cidades mais caras e mais baratas para arrendar casa em Portugal

As cidades mais caras e mais baratas para arrendar casa em Portugal
Witthaya Prasongsin
Segundo o relatório mensal do portal imobiliário Idealista, arrendar casa em Portugal está mais caro em nove capitais de distrito.

Os preços das casas para arrendar em Portugal apresentaram uma subida de 1,4% em agosto, face ao mês anterior. Arrendar casa custa agora, em média, 11,6 euros por metro quadrado.

Com a significativa subida, entre julho e agosto as casas ficaram mais caras em nove capitais de distrito. Segundo o índice de preços do portal imobiliário Idealista, Viana do Castelo (11,2%) lidera a lista. Seguem-se Viseu (9,8%) e Braga (4,3%). Os preços apenas desceram no Funchal (-2%), em Leiria (-0,4%) e em Faro (-0,2%).

Também foi registada uma subida nos preços em três regiões do país: Centro, Área Metropolitana de Lisboa e Norte. O Alentejo registou a maior descida (-7,9%), seguido da Região Autónoma dos Açores (-7,7%) e da Região Autónoma da Madeira (-3%).

Analisando a variação trimestral e anual, os preços das casas para arrendar em Portugal subiu 3,3% e 6,1%, respetivamente.

Para a realização do índice de preços imobiliários do Idealista, foram analisados os preços de oferta, com base nos metros quadrados construídos. O resultado final foi obtido através da mediana de todos os anúncios válidos de cada mercado.

Cidades onde é mais caro arrendar casa

Lisboa continua a ser a cidade onde é mais caro arrendar casa, com um custo de 15,2 euros por metro quadrado. Na lista, o Porto e o Funchal ocupam o segundo e o terceiro lugares, respetivamente.

  1. Lisboa - 15,2 euros/m2
  2. Porto - 11,9 euros/m2
  3. Funchal - 10,8 euros/m2
  4. Faro - 9,7 euros/m2
  5. Setúbal - 8,9 euros/m2
  6. Aveiro - 8,6 euros/m2
  7. Coimbra - 7,9 euros/m2
  8. Viana do Castelo - 7,6 euros/m2

Cidades onde é mais barato arrendar casa

Castelo Branco lidera a lista das cidades onde é mais barato arrendar casa em Portugal, com um custo de 5,4 euros por metro quadrado.

  1. Castelo Branco - 5,4 euros/m2
  2. Viseu - 5,8 euros/m2
  3. Leiria - 6,3 euros/m2
  4. Braga - 6,8 euros/m2

Últimas Notícias
Mais Vistos