Economia

OE 2023: Governo está a trabalhar num contexto de "incerteza", justifica Medina

Loading...
O Presidente da República considera "importante" os portugueses saberem qual é o cenário macroeconómico previsto pelo Governo e o ministro das Finanças respondeu a este apelo.

Confrontado com o apelo feito pelo Presidente Marcelo, o ministro Fernando Medina reconheceu que a questão é "relevante", mas elencou várias alterações que afetam a economia e as finanças públicas portuguesas.

“Estamos a trabalhar intensivamente na elaboração do Orçamento de Estado, que será apresentado no dia 10 de outubro, e uma peça fundamental é precisamente o cenário macroeconómico. (…) Estamos num contexto de incerteza sobre aquilo que são variáveis importantes para o próximo ano, nomeadamente a nível europeu e mundial”, justificou Medina.

Ainda assim, acrescentou, “estamos a trabalhar com a melhor informação que temos e quando tiver uma coligida, de forma adequada e ponderada, tornar-se-á no cenário macroeconómico do OE”.

"Nós procuramos guardar a melhor informação disponível porque trata-se de aprovar um orçamento que depois vigora durante um ano inteiro, por isso queremos estar munidos da melhor informação disponível"

A posição do ministro das Finanças foi transmitida aos jornalistas à margem do 7.º Congresso dos Contabilistas Certificados, no Altice Arena, em Lisboa, quando questionado sobre a sugestão do Presidente da República para divulgação do cenário macroeconómico do próximo Orçamento.

Últimas Notícias
Mais Vistos