Economia

Municípios do Algarve preparam-se para retomar taxa turística

Loading...

A partir do próximo ano, cada turista deverá pagar dois euros por dia em toda a região.

Suspensa com a pandemia, os municípios do Algarve preparam-se agora para introduzir a cobrança de taxa turística. Atualmente, só Faro e Vila Real de Santo António fazem essa cobrança, mas a ideia é que cada turista pague dois euros por dia em toda a região a partir do próximo ano.

Todos os outros turistas deverão somar dois euros por dia, até um máximo de sete, ao valor do alojamento. A única isenção prevista é para os menores de 12 anos.

A taxa turística, suspensa com a pandemia, regressa agora à mesa dos autarcas para ser aplicada a partir de 2023 – desta vez sem borlas durante os meses de Inverno. Esperam arrecadar, ao todo, mais de 30 milhões de euros por ano.

Vila Real de Santo António e Faro são, para já, os únicos municípios com a taxa em cobrança. O primeiro cobra um euro. A capital algarvia cobra mais 50 cêntimos por turista.

A decisão da Comunidade Intermunicipal, que em 2019 previa uma taxa mais baixa e mais isenções, foi fortemente criticada pelos hoteleiros. Agora, os municípios querem ouvi-los novamente. Tal como na altura, a autarquia de Silves é a única que se opõe.

Últimas Notícias
Mais Vistos