Economia

Governo promete portagens mais baratas no interior e na A22

Governo promete portagens mais baratas no interior e na A22
Horacio Villalobos

Ministra diz que haverá uma redução do preço das portagens no interior e na A22, mas não avança valores.

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, afirmou que em 2023 haverá uma redução do preço das portagens nas autoestradas do interior e na A22, mas não revelou qualquer valor.

Ana Abrunhosa sublinhou que a redução se integrará num programa "mais completo" de mobilidade e acessibilidade para fomentar o uso do transporte público.

"O compromisso é reduzir as portagens [nas autoestradas do Interior e na A22]. Vamos estudar qual a redução de portagens que conseguimos fazer num programa mais vasto", referiu, adiantando que o estudo de mobilidade e acessibilidade deverá estar concluído no primeiro trimestre de 2023.

"As portagens em territórios do interior são um custo de contexto elevadíssimo, nunca negámos isso", disse ainda, ressalvando, contudo, que a redução terá de ser "sustentável", para perdurar ao longo dos anos.

A ministra da Coesão Territorial reconheceu igualmente que as medidas que fomentem o uso de viatura própria são "em contraciclo" com a necessidade de fomentar o uso de transportes públicos, mas lembrou que o interior não tem alternativas.

"No interior não há alternativas em termos de estradas e também não há transporte público como no litoral. A ideia é reduzir [as portagens], mas não é a solução. A solução é fomentar oferta de transportes públicos", salientou.

Últimas Notícias
Mais Vistos