Economia

Alemanha anuncia nacionalização de antiga Gazprom Germania

Alemanha anuncia nacionalização de antiga Gazprom Germania
Michael Sohn

O Governo alemã assumiu uma participação total da energética e concedeu um empréstimo de 13 mil milhões de dólares.

O Governo de Scholz decidiu nacionalizar a importadora de gás SEFE (Security Energy Europe), uma subsidiária da empresa russa e antiga Gazprom Germania. A medida foi tomada para garantir o abastecimento de gás do país e salvar a empresa da falência.

O Governo alemã assumiu uma participação total da energética e concedeu um empréstimo de 13 mil milhões de dólares. De acordo com o ministro da Economia, Robert Habeck, a medida foi necessária, porque se trata de uma empresa “chave para o fornecimento de energia à Alemanha”.

Berlim está, assim, a nacionalizar, pela segunda vez, em poucos meses um grupo líder do setor da energia, depois de já ter salvado a alemã Uniper com uma injeção de 8 mil milhões de euros, asfixiada pelos cortes de gás russo.

Entre os clientes da empresa estão os serviços públicos municipais do país e o grupo detém ainda várias infraestruturas de transporte e armazenamento de gás, incluindo o maior reservatório da Europa, localizado em Rehden.

O Estado alemão já tinha assumido o controle da empresa, no início de abril, face ao cenário de escalada das tensões entre a Rússia e os países ocidentais, desde a invasão da Ucrânia.

Últimas Notícias
Mais Vistos