Economia

"Tudo indica que se possa estar a atingir o pico da inflação", diz Mário Centeno

Loading...

A taxa de inflação desceu para os 9,9% no mês de novembro.

O governador do Banco de Portugal (BdP) admite uma subida moderada dos juros em dezembro, por parte do Banco Central Europeu. Mário Centeno diz que, neste momento, o país pode já estar a chegar ao pico da inflação.

"Tudo indica que se possa estar a atingir o pico da inflação neste quarto trimestre", sublinha o ex-ministro das Finanças.

A taxa de inflação desceu para os 9,9% no mês de novembro. A estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE) aponta para uma descida de 0,2 pontos percentuais de outubro para novembro.

Em outubro, o valor da inflação foi de 10,1%, o valor mais alto dos últimos 30 anos, influenciado sobretudo pelo aumento do preço dos produtos energéticos e alimentares.

Quanto ao indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) terá registado uma variação de 7,2% em novembro (7,1% no mês anterior), a taxa mais elevada desde dezembro de 1993.

A confirmar-se esta estimativa rápida do INE - os dados definitivos referentes ao Índice de Preços no Consumidor (IPC) de novembro serão divulgados a 14 de dezembro -- trata-se da primeira descida da inflação desde agosto, mês em que, até agora, se tinha registado o único recuo da variação homóloga do IPC desde junho de 2021.

Últimas Notícias
Mais Vistos