Há cada vez mais passageiros a aterrar nos aeroportos portugueses e só no primeiro mês do ano chegaram a Portugal quase quatro milhões de pessoas. Estes valores ultrapassam até os que foram registados antes da pandemia.
Portugal recebeu 3.9 milhões de passageiros
Em janeiro de 2023, chegaram a Portugal 3.9 milhões de pessoas, o que representa um aumento de mais de 80% face ao período homólogo de 2022 e de 5% quando comparado com o mesmo mês de 2020, numa altura em que ainda não se sentiam as consequências da pandemia.
O número de aviões a aterrar em Portugal também tem aumentado e em janeiro superou os 16 mil.
Segundo os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística, mais de 60 mil pessoas aterraram em solo português todos os dias durante janeiro deste ano.
Comparativamente ao mesmo período de 2022, o número quase que duplicou
Países de onde chegaram e para onde mais partiram passageiros
No primeiro mês de 2023, a maioria dos passageiros que aterrou em Portugal chegou, em primeiro lugar, de França, seguida de Espanha e com o Reino Unido na terceira posição.
Em quarto lugar ficou o Brasil, com 115 mil passageiros e a Alemanha fechou o top 5.
As saídas a partir dos aeroportos portugueses é bastante semelhante, com a França em primeiro lugar, seguindo-se a Espanha, Reino Unido, Alemanha e Brasil.
Aeroportos mais movimentados
O Aeroporto de Lisboa foi o mais utilizado com dois milhões de passageiros. O Porto recebeu 900 mil pessoas e a Madeira superou Faro como terceiro aeroporto mais movimentado.