Economia

Correspondente SIC

Comissária europeia garante que sistema bancário “está em boa forma”

A Comissão Europeia ainda não se pronunciou sobre a grande desvalorização do Credit Suisse, mas a Comissária Europeia para Estabilidade Financeira garante que o sistema bancário “está em boa forma”.

Loading...

A Comissária Europeia para Estabilidade Financeira, Mairead McGuinness, garantiu esta quarta-feira que o sistema bancário europeu “está em boa forma” e que nos últimos anos aumentou a sua resiliência.

As declarações surgem na sequência da grande desvalorização em bolsa do banco Credit Suisse, numa tentativa de evitar o pânico e de enviar um sinal de estabilidade e calma.

McGuinness garantiu ainda que os supervisores europeus estão atentos e a monitorizar a situação e que a falência do norte-americano Silicon Valley Bank não teve um impacto direto na Europa.

A comissária afirma ainda que as regras europeias a nível de liquidez são mais apertadas do que aquelas aplicadas aos bancos norte-americanos. Disse mesmo que, se tivessem sido aplicadas as regras europeias, o banco norte-americano não teria tido problemas tão sérios.

Ações do Credit Suisse caem 30%

As ações do Credit Suisse caíram esta quarta-feira 30% na bolsa de Zurique, para um novo mínimo, depois de o Banco Nacional Saudita, o seu principal acionista, dizer que não daria mais assistência financeira ao banco suíço para fazer face às suas dificuldades.

O mergulho, que se segue a vários dias muito negativos para o banco, arrastado pela crise bolsista causada pelo colapso do Silicon Valley Bank, coincide com declarações do presidente do banco estatal saudita, Ammar al-Khudairy, a anunciar que não haverá mais injeções de capital por parte do banco.