Economia

Primeiro-ministro admite rever salários da função pública

Primeiro-ministro admite rever salários da função pública
ANTÓNIO COTRIM

Primeiro-ministro, António Costa, diz que a inflação em 2022 foi superior à que o Governo tinha inicialmente previsto. As previsões apontavam para que a inflação fosse de 7,4% em 2022, mas foi de 7,8%.

O primeiro-ministro, António Costa, mostrou esta quarta-feira disponibilidade para rever os salários dos trabalhadores da função pública, referindo que a inflação em 2022 foi superior à que o Governo tinha inicialmente previsto.

“Porque verificamos que há uma alteração dos pressupostos com base nos quais foram assinados os acordos com a função pública, [estamos disponíveis] para falar com os sindicatos em matéria de rendimento dos trabalhadores da função pública”.

Declarações de António Costa no debate sobre política geral, no Parlamento, em resposta aos PCP.

O líder do executivo salientou que, quando foram assinados os acordos relativos aos salários da função pública, previa-se que a inflação fosse de 7,4% em 2022.

"Sabemos que a inflação final de 2022 foi de 7,8% e, portanto, temos disponibilidade para haver uma revisão, tendo em conta aquilo que é a alteração no que diz respeito aos salários", reforçou.

Loading...

Apoio às famílias mais vulneráveis

O primeiro-ministro anunciou ainda que, no âmbito de políticas do seu Governo para responder ao aumento da inflação, o seu executivo vai também anunciar um "tipo de medidas de apoio a famílias mais vulneráveis".

António Costa garantiu que o seu Governo vai trabalhar para que, "na próxima semana", essas medidas estejam concluídas.

“Aguardamos que, no final desta semana, seja confirmado aquilo que é o resultado da execução orçamental do ano passado para podermos adotar [estes] dois tipos de medidas”.

Últimas Notícias