Economia

Parlamento vota na generalidade lista de alimentos com IVA zero

A aprovação está garantida pela maioria absoluta do PS, mas os grupos parlamentares podem apresentar propostas de alteração na fase de discussão na especialidade.

Parlamento vota na generalidade lista de alimentos com IVA zero
MIGUEL A. LOPES

A proposta de lei do Governo que visa isentar da taxa de IVA um conjunto de alimentos durante seis meses vai ser hoje votada na generalidade na Assembleia da República, estando a sua aprovação garantida pela maioria absoluta do PS.

Os grupos parlamentares podem, no entanto, apresentar propostas de alteração na fase de discussão na especialidade.

Depois de aprovado o IVA Zero e da nova lei ser publicada em Diário da República, os supermercados pediram 15 dias para implementar a medida.

Loading...

O diploma foi entregue terça-feira no Parlamento, depois de na segunda-feira o primeiro-ministro, António Costa, ter anunciado a assinatura de um "pacto para a estabilização e redução de preços dos bens alimentares" com a Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED) e a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP).

No mesmo dia, foi conhecida a lista dos mais de 40 bens alimentares essenciais que vão passar a ter uma taxa de IVA de 0%, medida que tem em vista mitigar os efeitos da inflação.

O cabaz de produtos alimentares com IVA zero inclui atum em conserva e bacalhau, além de vários tipos de frutas, legumes, laticínios, carne e ovos e a medida estará em vigor entre abril e outubro.

O diploma, que tem aprovação garantida pela maioria absoluta do PS, suscitou críticas por parte dos partidos da oposição, que consideram a medida insuficiente. Depois de aprovada pela Assembleia da República, promulgada pelo Presidente da República e publicada em Diário da República, o retalho e distribuição alimentar disporá de 15 dias para refletir esta isenção do IVA nos preços de venda ao público.

O cabaz dos 44 alimentos que vão passar para IVA Zero