Economia

Novo presidente da TAP entra em funções a 14 de abril

Luís Rodrigues saiu recentemente do cargo de presidente executivo da SATA e assume a liderança da TAP esta sexta-feira, substituindo Christine Ourmières-Widener e Manuel Beja.

Luís Rodrigues é o novo CEO da TAP.
Luís Rodrigues é o novo CEO da TAP.
Ana Baião/Expresso

O novo presidente da TAP, Luís Rodrigues, vai assumir a liderança da companhia aérea esta sexta-feira, dia 14 de abril, anunciou o Governo, em comunicado.

A deliberação final adotada esta quarta-feira conclui o processo iniciado na Assembleia Geral de 13 de março, tendo a Direção-Geral do Tesouro e Finanças (DGTF) notificado o Presidente do Conselho de Administração (PCA) e a Presidente da Comissão Executiva (PCE) da companhia dos respetivos projetos de decisão de demissão no dia seguinte.
Cumprido o período de audiência prévia, que terminou a 28 de março, o PCA e a PCE enviaram nesse último dia a sua pronúncia à DGTF. Os dois documentos foram devidamente analisados e ponderados na decisão final.
Desta forma, “estão reunidas as condições para que a TAP inicie uma nova etapa, capaz de assegurar o foco na implementação bem-sucedida do plano de reestruturação da empresa, para a qual o contributo diário de todos os trabalhadores é imprescindível”, pode ler-se no comunicado.

Há mais de um mês que a CEO da TAP foi despedida em direto pelo Ministro das Finanças e pelo Ministro das Infraestruturas. O Governo tomou a decisão de demitir a CEO e o chairman da TAP, com “justa causa”, na sequência da divulgação do relatório da Inspeção-Geral de Finanças que declarou ilegal o processo de saída da ex-administradora Alexandra Reis, que recebeu uma indemnização de 500 mil euros.

O anúncio foi feito numa conferência conjunta dos ministros das Finanças e das Infraestruturas a 6 de março.