Economia

Bonificação parcial de juros: acesso à medida torna-se mais difícil

Ao contrário do inicialmente previsto, vai passar a ser considerada para o cálculo da taxa de esforço apenas a prestação da casa e não os encargos de outros créditos. Assim sendo, as famílias abrangidas deverão ser menos.

Fachada de um apartamento
Fachada de um apartamento
Canva

O Governo alargou a bonificação parcial de juros para ajudar famílias a pagar a casa. No entanto, a medida, que ainda nem entrou em vigor, pode deixar mais pessoas de fora.

O jornal Público adianta, esta segunda-feira, que o acesso à bonificação de juros vai ser mais difícil. Isto porque, ao contrário do inicialmente previsto, vai passar a ser considerada para o cálculo da taxa de esforço apenas a prestação da casa e não os encargos de outros créditos. Posto isto, as possibilidades de apoio às famílias ficam mais reduzidas.

A chamada bonificação parcial dos juros foi aprovada há menos de um mês para alargar o universo de beneficiários e ajudar a suportar o aumento das taxas Euribor.

Os pedidos deverão começar a ser entregues a meio de maio e a bonificação parcial de juros deverá começar a ter efeito no início de junho, avança o mesmo jornal.