Economia

Novo aeroporto de Lisboa: autarquia de Santarém otimista quanto à decisão

A comissão técnica independente revelou uma lista com nove localizações. Em análise estavam, pelo menos, 17 opções. O objetivo é, até ao final do ano, haver uma solução final.

Aviões da TAP
Aviões da TAP
MARIO CRUZ

A comissão técnica que está a estudar a expansão da capacidade aeroportuária de Lisboa anunciou na quinta-feira nove opções possíveis para o novo aeroporto.

As nove localizações incluem as cinco definidas pelo Governo - Portela + Montijo; Montijo + Portela; Alcochete; Portela + Santarém; e apenas Santarém -, e foram adicionadas quatro opções: Portela + Alcochete; Pegões; Portela + Pegões; e Rio Frio + Poceirão.

A Câmara de Santarém mostrou-se otimista quanto ao novo aeroporto de Lisboa.

Em declarações à SIC, o vice-presidente da autarquia, João Teixeira Leite, destacou a coesão territorial e a localização geográfica das opções no distrito.

Loading...

Também o presidente da Câmara de Benavente mostrou-se otimista em relação à possibilidade de Alcochete ser aeroporto complementar.

No entanto, Carlos Coutinho disse que, neste momento, o mais importante é encontrar a melhor solução para servir o país.

Loading...

Beja ficou fora das opções viáveis para o novo aeroporto de Lisboa.

À SIC, o presidente da câmara disse que, apesar da decisão, a infraestrutura continua a ter mais-valias para Portugal. Paulo Arsénio pediu uma melhoria das linhas ferroviárias para a zona sul do país.

Loading...

A análise da CTI concluiu, porém, que as opções Portela + Alcochete e Portela + Pegões serão estudadas como solução final, mas também consideradas "apenas eventualmente como opção em transição".

Quanto a Pegões “aparentemente tem capacidade para ir até quatro pistas, mas está numa fase elementar de estudos”, e apesar de ter "conflito com área militar", parece ser "resolúvel". Todavia, "não cumpre totalmente o critério de proximidade".

Loading...

Sobre Rio Frio, a CTI assinala que é uma opção "já estudada anteriormente", tendo sido rejeitada no passado por razões ambientais, tendo ainda conflito com o Campo de Tiro de Alcochete (CTA), característica que partilha com Poceirão, que também não tem área de expansão.

No entanto, a CTI entende que Poceirão é uma "área logística potencial e está a 10 km de Rio Frio", pelo que surgiu a hipótese de combinar estas duas opções e torná-las numa "solução mista".