Economia

DECO denuncia que famílias em "agonia" estão à espera de bonificação desde março

A bonificação dos juros no crédito à habitação foi prometida em março, entrou em vigor a 16 de maio, mas a associação sabe que muitas famílias fragilizadas ainda não beneficiaram do apoio.

Loading...

A DECO critica a demora na entrada em vigor do apoio da bonificação dos juros, uma medida que já foi anunciada em março. A associação diz também que continua a receber, todos os dias, pedidos de ajuda de famílias que não conseguem pagar o empréstimo à habitação por causa da subida dos juros.

"Nós temos todos os dias famílias a contactarem-nos a dizerem que a sua prestação vai subir, o banco informou e vai passar de 400 e poucos euros para 700 e poucos e a verdade é que dizem que não vão conseguir suportar esse aumento", retratou a trabalhadora da DECO.

A bonificação dos juros no crédito à habitação, prometida pelo Governo, começava a ser aplicada a 16 de maio.

A legislação já estava em vigor desde março, mas só agora o acordo dos bancos com o Ministério das Finanças é colocado em prática. A partir de agora, os bancos têm de responder aos clientes para informar se estes têm direito à ajuda.

No máximo, são 720 euros este ano. Mas os critérios são muito limitados e o setor tem dito que o número de abrangidos será reduzido.

No entanto, na DECO, este não é o caso e ainda há famílias muito fragilizadas sem este apoio.

"Continuamos a ter registo de consumidores a terem dificuldade em fazer a renegociação dos seus créditos. Relativamente à bonificação, desde março que as famílias estão à espera para poderem requerer esta bonificação e não nos podemos esquecer que quem está à espera e quem vai ter acesso a ela são as famílias que estão em maiores dificuldades e diria que muitas delas estão numa situação de agonia", explicou.