Economia

IVA Zero: oscilações do preço levam portugueses a consumir menos peixe

Da lota para o prato, tudo pesa, até o transporte. Toda a cadeia sofreu com a inflação e nas bancas ainda nada mudou. Desde vendedores a compradores, os efeitos do IVA no peixe não se fazem sentir.

Loading...

A inflação está a descer, mas os preços não acompanham a descida. O Governo tentou compensar baixando o IVA para zero mas, um mês e meio depois, comerciantes e consumidores dizem que não resolveu o problema. No peixe, por exemplo, compra-se cada vez menos.

O IVA zero entrou em vigor há mais de um mês, mas quer vendedores, quer consumidores dizem não sentir grande diferença no bolso. No peixe, as constantes oscilações nos preços levam os portugueses a comprar em menos quantidade.

Da lota para o prato, tudo pesa, até o transporte. Toda a cadeia sofreu com a inflação e nas bancas ainda nada mudou.

São seis as variedades de peixe isentas de IVA desde abril: bacalhau, sardinha, pescada, carapau, dourada e cavala. O impacto para já é impercetível, para quem vende e para quem compra.

A medida pretendeu aligeirar o bolso dos portugueses, mas ainda assim continuam a fazer contas à vida.

Os consumidores estão mais atentos à diferença de preços. E tal como na carne, sentem que a isenção de IVA não compensa o constante "sobe e desce".

Em maio o Instituto Nacional de Estatística já registava o impacto da redução do IVA, que terá contribuído para uma descida do preço dos alimentos superior a 2%.