País

Cabaz alimentar atinge preço mais baixo desde o início do ano

Em comparação com a semana passada, valor de um conjunto de bens essenciais desceu 2,50 euros. O preço da carne, por exemplo, está a estabilizar, mas na fruta o alívio não se nota.

Cabaz alimentar atinge preço mais baixo desde o início do ano
Canva

O cabaz de bens alimentares essenciais atingiu o valor mais baixo desde o início do ano. Em relação à semana passada, o preço caiu cerca de 2,50 euros, mas este cenário não se nota ainda em todos os produtos.

No Mercado Municipal de Coimbra, os comerciantes destacam os legumes e as hortícolas como os produtos que estão a liderar na descida de preços.

“Agora já começa a haver mais mercadoria e assim, como há mais produtos, os preços começam a descer. Não tem nada a ver com janeiro, fevereiro em que não havia praticamente nada”, explica Clarinda Fonseca, vendedora no mercado, que destaca a couve-lombarda, a alface, os brócolos e o feijão verde como alguns dos produtos com a maior redução de preço.

Loading...

Mais oferta sem aumento de procura significa produtos mais baratos, mas não é isso que se passa na fruta, nem sequer naquela em que o IVA é zero.

Leonor Ferreira vende quase tudo o que existe, nacional ou importado, das bananas às cerejas, sem esquecer o melão. Mas nesta área não se nota uma descida de preços generalizada.

“A laranja, a maçã, a pera, todas as frutas que disseram que tirava o IVA, em vez de diminuir, aumentou o preço. E muito. Bem sei o que compro e pagamos mais caro. Quando estamos a dar a conta ao cliente até ficamos com o coração a tremer, porque é muito dinheiro em tão pouca fruta. A fruta está muito cara”, lamenta a comerciante.

Descidas na carne entre os 10 e os 50 cêntimos

É no preço da carne que já se vai notando uma ligeira descida dos preços, segundo contas da DECO, que comparou os valores de abril e início de junho.

Loading...

A DECO identificou uma redução de cerca de 10 cêntimos na carne de frango, 30 cêntimos na de porco e a maior, de cerca de 50 cêntimos, na carne de novilho.

A isenção do IVA pode ter ajudado a baixar os preços. Fica agora a dúvida se os valores vão continuar assim, ou até se vão descer mais.