O ministro das Infraestruturas defendeu hoje que a distância entre Santarém e Lisboa não é impeditiva da construção do aeroporto na capital ribatejana, mas reafirmou que é longe e considerou que estas declarações não condicionam a comissão técnica.

João Galamba falava na audição regimental na Comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação, no Parlamento, onde está a ser ouvido sobre a política geral do Ministério e outros assuntos de atualidade.
"O que eu disse é um facto. 80 km ou 70 km é longe de Lisboa e isso em nada condiciona o trabalho da Comissão Técnica Independente, que como sabe, não se pronuncia sobre distâncias, faz outro tipo de análise", afirmou.
Em causa estão as declarações do governante durante a CNN Summit, na qual defendeu que um aeroporto em Santarém é "longe".
"Não vejo em que é que as minhas declarações condicionam, prejudicam o trabalho da Comissão Técnica Independente, que tem, obviamente, um conjunto de equipas a trabalhar, que continuarão a trabalhar e que emitirão as suas opiniões e que tornarão público o seu relatório e ele será a base da decisão política", justificou, quando questionado sobre o tema pelo deputado social-democrata Paulo Rio de Oliveira.
Para Galamba, "quando sair esse relatório, esse relatório não vai dizer que Santarém é perto de Lisboa".
"Isso não significa que não possa haver um aeroporto em Santarém. Mas que é um aeroporto, que se vier a existir e se for em Santarém ou a 80 km de Lisboa é longe, é um facto", defendeu.
"No mínimo" o Aeroporto de Lisboa vai "durar" mais 12 anos
O governante afirmou ainda, quando questionado pelo deputado do Chega Filipe Melo, que "a comissão não vai escolher a localização do novo aeroporto", já que o seu papel é avaliar as opções: "O papel da comissão não é substituir-se aos políticos".
Explicou ainda que a previsão é que "no mínimo" o Aeroporto de Lisboa irá "durar" mais 12 anos, já que "quando for tomada a decisão do novo aeroporto, o objetivo de todos é que seja implementada e executada o mais rapidamente possível", mas a nova solução precisa de tempo para que fique pronta.
Nove opções possíveis para o novo aeroporto
A comissão técnica que está a estudar a expansão da capacidade aeroportuária de Lisboa anunciou em 27 de abril nove opções possíveis para o novo aeroporto, que incluem as cinco definidas pelo Governo.
Às cinco opções avançadas pelo Governo:
- Portela+Montijo; Montijo+Portela; Alcochete; Portela +Santarém; Santarém
Foram adicionadas as opções:
- Portela+Alcochete; Pegões; Portela+Pegões; e Rio Frio+Poceirão
Totalizando sete localizações e nove opções estratégicas.
Governo está a concluir avaliação das propostas da ANA sobre melhorias do Humberto Delgado
O ministro das Infraestruturas disse hoje que o Governo está a terminar a avaliação das propostas que a ANA apresentou para as melhorias operacionais do aeroporto de Lisboa e garantiu o compromisso com soluções para atenuar dificuldades no verão.
"Sabemos que há problemas a resolver e estamos empenhados nas soluções. Considerando a época de verão que agora começa, a ANAC [Autoridade Nacional da Aviação Civil] está a trabalhar com os 'stakeholders' de forma a acautelar todas as ações possíveis para garantir o melhoramento operacional do Aeroporto Humberto Delgado no que respeita ao tráfego aéreo e de movimentos, mas também aos passageiros", afirmou.
O governante revelou ainda que o executivo está "a terminar a avaliação das propostas" que a ANA - Aeroportos de Portugal apresentou, na sequência da notificação para apresentar o Plano de Investimentos para as melhorias operacionais em Lisboa.
"Este é um desafio complexo. Sabemos que o Aeroporto Humberto Delgado funciona no limite da sua capacidade. E também por isso qualquer intervenção terá de ser cautelosamente pensada, minimizando impactos e problemas operacionais", salientou.
Garantiu ainda que o Governo está a trabalhar para que "a ANA cumpra as suas obrigações de investimento com a maior brevidade", de modo a que o Aeroporto Humberto Delgado dê resposta à procura até que a futura solução aeroportuária esteja definida.