Economia

Euribor continua a subir, mas com ritmo mais lento. O que pode significar?

Desde o início deste mês que a Euribor a 12 e a 6 meses tem estado estável. A taxa a três meses é a única que não estabilizou. Mas o que significa isto? A SIC procurou esclarecer com o economia João Duque.

Loading...

A Euribor, que serve de referência para os créditos habitação, continua a subir, mas nas últimas duas semanas a um ritmo mais lento. Os especialistas dizem que é um bom indicador, mas não significa que se tenha atingido o ponto de viragem.

A expetativa que existe é que o Banco Central Europeu (BCE) possa não fazer grandes mexidas nas taxas de juro de referência no próximo mês. Mas é apenas isso uma expetativa. Ainda assim, pode estar a ter algum impacto.

Desde o início deste mês que a Euribor a 12 e a 6 meses tem estado estável. A taxa a três meses é a única que, para já, não estabilizou, mas mesmo assim a subida é muito ligeira.

Quem tem crédito habitação e está a ver a prestação subir vai ter de esperar para saber qual vai ser a decisão BCE para setembro.

Os fatores que vão ser tidos em conta ainda estão longe dos valores apontados como ideais: por um lado, a inflação, e por outro o crescimento económico das economias europeias.