Economia

Apple é a marca mais valiosa do mundo

A multinacional norte-americana lidera o ranking com um valor da marca de 805 661 milhões de euros, seguida da Google com 528 603 milhões de euros, enquanto a Microsoft tem um valor de 464 154 milhões de euros e está em terceiro lugar.

Apple é a marca mais valiosa do mundo
LOREN ELLIOTT

A Apple é a marca mais valiosa do mundo, seguida pela Google e pela Microsoft, de acordo com o ranking Kantar BrandZ Global 2023, divulgado esta quarta-feira.

A multinacional norte-americana lidera o ranking com um valor da marca de 805 661 milhões de euros, enquanto que a Google surge no segundo posto com 528 603 milhões de euros, já a Microsoft fecha o pódio com valor de 464 154 milhões de euros.

No top 10, estão ainda a Amazon, que perdeu a liderança e caiu para o quarto lugar, seguida da McDonald's (5.ª posição), a Visa (6.ª), a Tencent (7.ª), a Louis Vuitton (8ª), a MasterCard (9ª), enquanto a Coca-Cola encerra este top.

Quanto às marcas mais valiosas em termos de produtos de grande consumo, a Coca-Cola lidera o ranking, quase cinco vezes mais do que a segunda insígnia, a marca chinesa Nongfu Spring, já a “rival” Pepsi ocupa terceiro lugar.

No entanto, este ano houve uma queda do valor das marcas, devido ao facto de a maioria das empresas, que são tecnológicas, terem estado envolvidas em ambientes negativos relacionados com o mercado, tais como despedimentos em massa ou a crise dos semicondutores.