Economia

Programa de arrendamento do Governo não atrai proprietários

Os proprietários estão de pé atrás em participar no programa apesar do Estado garantir o pagamento da renda, mesmo que a casa não tenha inquilinos.

Habitação
Loading...

O Estado está a recorrer a imobiliárias para angariar casas para o programa Arrendar para subarrendar. Em julho, faziam parte da bolsa 320 casas que devem ser sorteadas até ao fim do ano, entre famílias mais vulneráveis que precisem de rendas mais acessíveis.

Passados quatro meses desde que o programa arrendar para subarrendar entrou em vigor, ainda não está disponível o formulário para os proprietários apresentarem a sua candidatura.

No portal da habitação encontramos apenas a informação de que o formulário será disponibilizado brevemente. O formulário para os inquilinos se candidatarem ao sorteio previsto para setembro ou outubro, também, não está disponível.

O programa Arrendar para subarrendar entrou em vigor em Maio e foi apresentado a 19 de julho pela Ministra da habitação, de acordo com o Observador pelo menos duas das três imobiliárias que já assinaram o protocolo já estão a dar formação aos colaboradores para explicarem as proprietários as vantagens de aderir ao programa.

A SIC contactou o Ministério da Habitação que mantém para já os mesmos números avançados em julho: há 320 casas disponíveis, 100 são privadas, as restantes são do Estado e de outras instituições.

Quando tudo estiver a funcionar pode candidatar a sua casa nesta página, Juntas de freguesia e Espaços do cidadão.