Economia

Taxa de desemprego está a descer, mas especialistas temem novo aumento

A taxa de emprego nunca esteve tão alta e a de desemprego parece estar a querer acompanhar positivamente, tendo vindo a descer há algum tempo. Ainda não atingiu o recorde histórico, mas está perto.

Loading...

Nunca houve tantas pessoas empregadas em Portugal e o número de desempregados também está a descer para valores historicamente baixos.

A taxa de desemprego tem vindo a descer, sendo que ronda, há já algum tempo, os 6%. Ainda assim, os especialistas são cautelosos.

No segundo trimestre deste ano foi atingido um máximo histórico: o número de pessoas empregadas aumentou, chegou aos cinco milhões.

Por outro lado, desde a pandemia, que o desemprego tem vindo a descer. É certo que está ainda longe dos valores dos inícios dos anos 90 - quando a taxa de desemprego desceu abaixo dos 5%.

Mas está já há algum tempo a rondar os 6%.

A taxa de desemprego entre os jovens, por exemplo, é elevada. Está nos 17%.

Os jovens são, então, uma exceção e os números, no geral, são positivos. Mas, se muitos economistas acreditam que até ainda podem descer, outros defendem o contrário: com a subida das taxas de juro, o desemprego pode voltar a subir.

Neste momento, há ainda 295 mil inscritos nos centros de emprego.