Economia

Novo aeroporto? "Espero que em breve haja uma decisão", diz ministro

Na sessão de abertura de uma conferência sobre o turismo português, António Costa Silva lamentou que o país ande “há 50 anos a discutir a questão do aeroporto”.

António Costa Silva discursa durante a sessão de abertura da Conferência da Confederação do Turismo de Portugal.
António Costa Silva discursa durante a sessão de abertura da Conferência da Confederação do Turismo de Portugal.
LUÍS FORRA / LUSA

O ministro da Economia, António Costa Silva, manifestou esta quarta-feira em Albufeira, no Algarve, a esperança que a localização do novo aeroporto de Lisboa seja resolvida em breve, porque Portugal não se pode transformar numa "sociedade da indecisão".

"Esperemos que exista a decisão, e muitas vezes pior do que do que tudo é não decidir e portanto, eu espero que [...] nós possamos chegar a uma decisão em breve sobre esse aspeto", disse Costa Silva na sessão de abertura da conferência "Turismo fator de coesão nacional".

O responsável governamental lamentou que o país ande "há 50 anos a discutir a questão do aeroporto" para concluir que "Portugal não pode transformar-se numa sociedade que seja uma sociedade da indecisão".

"Está aprovado por todos os estudos económicos que as conexões aéreas são absolutamente vitais para a economia portuguesa", nomeadamente para o maior setor nacional, o turismo, sublinhou o ministro da Economia.

Costa Silva reconheceu que a questão do novo aeroporto "não tem a ver só com o turismo", mas também com "múltiplos setores" e assegurou que "esse é um problema que está a ser tratado".