Economia

É mais difícil comprar casa agora do que durante a crise financeira de 2008

Um estudo do Banco de Portugal indica que a situação está muito pior do que na última grande crise financeira. É cada vez mais difícil comprar uma casa em idade jovem com recurso a crédito.

Loading...

O Banco de Portugal fez o retrato da habitação dos últimos 40 anos e confirmou que é cada vez mais difícil comprar uma casa, sobretudo para os mais jovens.

O estudo indica que a situação está muito pior do que na última grande crise financeira, em 2008. É cada vez mais difícil comprar uma casa em idade jovem com recurso a crédito.

Mas o cenário nem sempre foi assim. Segundo o Banco de Portugal, em 1980, 60% das famílias tinham casa própria enquanto 40% viviam em casas arrendadas.

Em 2021, de acordo com os censos, 70% das famílias eram proprietárias de uma habitação permanente, 38% com recurso a um empréstimo, e apenas 22% arrendavam casa.

Este aumento significativo de habitação própria entre os anos de 80 e 90 deu-se com a liberalização dos mercados financeiros e com o incentivo ao crédito.Também contribuiu a entrada de Portugal na Comunidade Europeia.

O Banco de Portugal alerta para os efeitos tardios da subida das taxas de juro. O impacto na carteira das famílias pode demorar a fazer-se sentir até meados de 2025.