Economia

Banco de Portugal recebeu quase 16 mil reclamações até julho

Segundo o relatório divulgado, o aumento das reclamações deve-se a alegadas situações de fraude em pagamentos digitais e a implementação das medidas de apoio aos mutuários de crédito à habitação, destinadas a mitigar os efeitos da subida das taxas de juro.

Banco de Portugal
Banco de Portugal
Armando Franca

O Banco de Portugal (BdP) anunciou esta quarta-feira que recebeu 15.833 reclamações de clientes bancários entre janeiro e julho deste ano, correspondendo a uma media mensal de 2.262 reclamações - mais 25% face ao total de 2022.

Segundo um relatório do BdP, esta evolução "reflete o aumento das reclamações sobre a qualidade da informação que as instituições reportam à Central de Responsabilidades de Crédito (CRC)", nomeadamente sobre alegadas situações de fraude na utilização de cartões em compras 'online' ou em transferências através dos canais digitais e sobre a implementação das medidas previstas no Decreto-Lei n.º 80-A/2022, que forçou os bancos a reestruturar certos créditos à habitação.

Os números revelam um aumento da média mensal em quase todos os tipos de produtos e serviços, com exceção de cheques (-8,2%), operações com numerário (-0,8%) e restantes matérias (-0,5%).

O crédito à habitação e hipotecário foi o que mais cresceu, com a média mensal a duplicar (aumento de 104,8%), para um total absoluto de 2.814 reclamações nos primeiros sete meses, contra 2.356 no total de 2022.

Com grandes aumentos na média mensal de reclamações, estão também as máquinas ATM (31,6%), cartões de pagamento (27,1%) e crédito aos consumidores (25,9%).

Em termos de peso, os créditos aos consumidores representaram 27,3% do total de reclamações, seguindo-se os depósitos bancários (25,2%), o crédito à habitação e hipotecário (17,8%) e os cartões de pagamento (11,6%).

O banco central indicou que encerrou 13.887 processos nos primeiros sete meses do ano, dos quais 10.912 foram recebidos nesse período, tendo detetado insuficiências e irregularidades em 211 dos concluídos.