O Governo dos Açores já entregou o orçamento da região para o próximo ano. Entre as várias medidas está o aumento das pensões e do abono de família, bem como a valorização das carreiras dos trabalhadores da função pública.
No total, são 740 milhões de euros que os Açores têm no orçamento para 2024, mais seis milhões do que o inicialmente previsto. O Governo regional garante que este é um orçamento "sem endividamento adicional".
Entre as principais medidas previstas está o aumento de 5% do complemento regional de pensão. Também o complemento ao abono de família aumenta 10% na região.
O COMPAMID, que torna mais barata a aquisição de medicamentos pelos idosos, terá assegurado pelo Estado mais 5%.
Para a função pública haverá uma valorização especial dos funcionários dos Açores, onde as avaliações de desempenho passam a poder dar acesso à posição remuneratória seguinte.
Os doentes do serviço regional de saúde que necessitem de assistência médica no Continente vão receber mais 15% no valor das diárias.
O plano e orçamento dos Açores para 2024 já foi entregue e vai agora ser discutido no parlamento regional no próximo mês.
