As mudanças estão incluídas no próximo orçamento do Governo dos Açores para que seja “feita justiça” à Função Pública. O executivo de José Manuel Bolieiro quer reduzir de dez para seis o número de pontos necessários para que os funcionários públicos possam progredir na carreira.
Além disso, pretende aumentar em 5% a remuneração complementar para os trabalhadores da administração pública.
“Estamos a aumentar o investimento em capital humano, fazendo justiça aos injustiçados na administração pública em geral. […] Apontamos para milhares os funcionários públicos que verão feita justiça à sua condição de carreira profissional”, afirmou José Manuel Bolieiro, presidente do Governo dos Açores.
Na visita que fez aos serviços de Desenvolvimento Agrário de São Miguel, o presidente do Governo dos Açores ouviu como se produz chá branco na região e elogiou os trabalhadores do setor.
Sobre a semana difícil que se avizinha e um eventual chumbo do próximo orçamento, afirmou estar “confiante na qualidade do plano e do orçamento”.
PS, bloco e Iniciativa Liberal já anunciaram que vão votar contra o próximo orçamento, colocando em risco a aprovação do documento. A discussão no parlamento regional arranca na próxima semana.