Economia

Produtores dizem que preço do azeite reflete custo do trabalho

"Cinco litros de azeite por vinte euros? Isto não dava para nada, era melhor deixar nas oliveiras. Agora já se pode aproveitar", diz um produtor. O preço do azeite subiu mais de 90% num ano em Portugal.

Loading...

Os produtores de azeite de Murça dizem que finalmente o preço reflete o custo do trabalho. Este ano deverão receber quase o dobro por litro em comparação com o ano passado.

Célio Araújo já vendeu a maior parte do olival que tinha e agora faz o trabalho só com a ajuda da mulher. Um esforço que este ano vai compensar, já que o preço a ser pago pelo azeite quase duplicou.

“Ate que enfim. Não há dúvida nenhuma. Cinco litros de azeite por 20 euros? Isto não dava para nada, era melhor deixar nas oliveiras. Agora, ao preço que está, já se pode aproveitar”, diz o produtor Célio Araújo.

A cooperativa de Murça estima uma aumento da produção a rondar os 20%. Uma recuperação em relação ao ano passado, mas que está longe dos melhores tempos.

É o resultado do excesso de água na azeitona, o que implica também mais custos. Ainda assim, o défice de produção de azeite a nível internacional permite ajustar o preço por cá para um valor que se considera justo a rondar os 10 euros por litro.