Economia

OE2024: o que vai mudar nos passes de transporte público?

O Orçamento do Estado saiu do Parlamento com mais de 200 alterações aprovadas. Além do fim do IUC, há mudanças nas deduções de IRS, com a renda da casa e um alargamento do passe ferroviário nacional.

Loading...

Com eleições à vista, os partidos apresentaram quase 2 mil propostas. A esmagadora maioria não vai passar do papel, mas o próprio PS alterou mais de 100 vezes as contas de Medina.

Fez cair o aumento do IUC - que ia mesmo acontecer - e a dedução ao IRS com a renda da casa, passando de 502 para 600 euros.

Há 82 mudanças que até vieram da oposição. O Livre e o PAN foram os que conseguiram mais conquistas como o alargamento do passe ferroviário nacional, ou do passe gratuito de transportes públicos que vai incluir acesso às bicicletas partilhadas.

Há alterações para todos os gostos. Desde a descida do IVA para 13% no óleo alimentar e nas alheiras, até à criação de um programa de proteção do lobo ibérico.

Quando o Orçamento foi entregue, previa-se um período tranquilo para o Governo. Longe da agitação dos tempos da geringonça em que as medidas eram muito negociadas tanto que no fim até se cantava vitória.