Economia

Lagarde diz que é "prematuro" discutir redução das taxas de juro

Na primeira reunião do ano, o Conselho do BCE decidiu, pela terceira vez consecutiva, manter inalteradas as três taxas de juro diretoras. Discutir cortes ainda é “prematuro”, avisa Christine Lagarde.

Loading...

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse esta quinta-feira que o debate sobre a redução das taxas de juro continua prematuro, depois de a instituição as ter mantido inalteradas.

"O consenso em torno da mesa do Conselho de governadores foi que era prematuro discutir cortes", afirmou Christine Lagarde, em conferência de imprensa, após a reunião de política monetária.

O BCE decidiu esta quinta-feira, pela terceira vez consecutiva, manter inalteradas as três taxas de juro diretoras.

A taxa de juro aplicável às operações principais de refinanciamento e as taxas de juro aplicáveis à facilidade permanente de cedência de liquidez e à facilidade permanente de depósito estão fixadas em 4,50%, 4,75% e 4,00%, respetivamente.

Christine Lagarde sinalizou, na semana passada durante o fórum de Davos, que são baixas as probabilidades de a instituição de Frankfurt relaxar a política monetária antes do verão.

Este é o horizonte mencionado pela presidente do BCE, Christine Lagarde, que considerou "prováveis" cortes nas taxas durante este período, ao mesmo tempo que insistiu na importância dos "dados" futuros, sobre a evolução dos preços ou dos salários.