Economia

Preço dos combustíveis desce, mas setor não está confiante

O presidente da Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis diz à SIC que não espera que o preço dos combustíveis estabilize este ano.

Loading...

O preço dos combustíveis desce a partir desta segunda-feira com o gasóleo a ficar três cêntimos mais barato e a gasolina a descer 1,5 cêntimos. Em declarações à SIC Notícias, João Durão, presidente da Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (ANAREC), deixa um desafio aos partidos políticos.

Depois de seis semanas de subidas consecutivas, o preço dos combustíveis volta a descer para alívio dos automobilistas. Nesse sentido, João Durão explica que a descida desta semana é reflexo do "mercado a funcionar", influenciado pela descida do preço da matéria prima dos combustíveis.

O presidente da ANAREC não espera que na próxima semana os preços voltem a descer e afirma mesmo que não está confiante em relação ao que resta do ano, muito por culpa das guerras na Ucrânia e no Médio Oriente.

Desafia ainda os partidos políticos a baixarem os preços dos combustíveis com a justificação de que “ganhavam os portugueses e o Estado”, dando o exemplo de Espanha:

"Estão a ser muito mais inteligentes. Eles têm combustíveis mais baratos e ganham muito mais dinheiro. Os portugueses vão lá, os camiões vão lá".

João Durão garante estar "muito triste" porque esperava que a diminuição do preço dos combustíveis fosse um tema mais presente no debate político da campanha eleitoral e desafio os partidos a garantirem que irão baixar os preços.