O aumento dos custos com a energia elétrica está a obrigar os consumidores a olhar com mais atenção para as faturas. Apesar de ainda haver muitos que se queixam da dificuldade em avaliar a oferta dos diferentes fornecedores, há clientes que dizem conseguir baixar 20 a 30% nos custos da luz com a troca frequente de operador.
Na lavandaria/engomadoria que a SIC foi conhecer, em Faro, a fatura da luz sempre andou à volta dos 1.000 euros por mês. Quando o valor começou a subir algumas centenas de euros foi preciso parar e perceber o que fazer.
Aqui e nos outros 10 negócios do mesmo grupo, que vão da restauração à metalurgia, mudar de fornecedores de eletricidade é agora prática frequente.
Depois de uma acalmia na maior parte do ano passado, há meses que os custos energéticos estão outra vez a escalar. Em maio e junho, foi quase 10% em relação ao mesmo período, em 2023.
A estratégia de andar sempre em cima do mercado dá trabalho, mas pode compensar.
Um primeiro passo pode ser consultar a informação disponibilizada pela entidade reguladora dos serviços energéticos e recorrer a um simulador.