Economia

Crédito à habitação: taxas de juro baixaram pelo nono mês consecutivo

A Euribor a seis meses continua a ser a mais usada nos novos créditos à habitação, sendo que 78% de quem está a pedir empréstimo está a optar pela taxa mista. Apenas 17% está a optar pela variável, sujeita às variações.

Loading...

As taxas de juro do empréstimo para a compra de casa baixaram, em junho, pelo nono mês consecutivo. Os mais recentes dados do Banco de Portugal mostram que os bancos estão a emprestar menos dinheiro.

No passado mês de junho, os bancos emprestaram menos 178 milhões de euros para novos créditos à habitação.

Mesmo assim, destinaram mais de 1. 900 milhões de euros para a compra de casa. A taxa de juro média baixou pelo nono mês consecutivo, ainda que muito ligeiramente, e continua abaixo da média da zona euro.

Nesse sentido, João Pedro Oliveira e Costa, presidente do BPI, estima que o percurso das taxas continue a ser de descida.

Foi na altura em que as taxas chegaram ao pico, no ano passado, que as renegociações também aumentaram. Era uma das soluções para se conseguir pagar menos todos os meses, mas, entretanto, o relatório do Banco de Portugal mostra que as renegociações estão a baixar desde o início do ano.

No mês de junho tinham sido renegociados 351 milhões de euros em créditos à habitação, uma diferença de 50 milhões no espaço de um mês.

A Euribor a seis meses continua a ser a mais usada nos novos créditos à habitação, sendo que 78% de quem está a pedir empréstimo está a optar pela taxa mista, um primeiro período em taxa fixa e outro período em taxa variável. Apenas 17% está a optar pela variável, sujeita às variações.

Menos de 1% de quem tem crédito à habitação teve capacidade para fazer uma amortização em junho.